top of page

ALEMANHA: ROTEIRO PELO RIO RENO

Atualizado: 14 de nov. de 2023

Arrisco-me a dizer que a região do Reno é das que mais vale a pena visitar no país de Merkel. Se és um apaixonado pelo nosso Douro então na tua próxima viagem à Alemanha, pondera a passagem por esta região. Sei que sempre que estamos de férias o tempo é curto para a quantidade de coisas que há para ver. Ainda assim, deixo-vos um cheirinho dos vilarejos que mais gostei de visitar nas minhas viagens Reno acima, Reno abaixo. Na impossibilidade de visitares todas, escolhe duas ou três, porque vale mesmo a pena.

Começamos o nosso roteiro em Bonn (em alemão) / Bona ( em português), seguimos para sul e visitaremos os meus lugares preferidos, maioritariamente, na margem direita do Reno.

Esta viagem foi feita de comboio, mas se preferires, podes fazê-la de barco ou de carro (para visitar mais sítios em menos tempo).


Bonn, Alemanha


Konigswinter

Situada a apenas 20 minutos de Bonn, Konigswinter é conhecida pelo Castelo de Drachenfels. Para subir à montanha, de onde se tem uma das melhores vistas sobre o Reno, temos a ajuda de um comboio. Custa 10 euros ida e volta. Há também a possibilidade de fazer o caminho a pé  –  dura, mais ou menos, 45 minutos. O comboio faz duas paragens: a meio da subida, onde está localizado o Castelo, e no topo da montanha, de onde se tem vista para o Reno.

O comboio de Drachenfels existe desde 1883, mas só em 2005 se tornou um comboio turístico. Esta é, atualmente, uma das maiores atrações da região.


Koblenz

Tal como o seu nome indica (Koblenz=confluência), esta pequena cidade germânica é conhecida pelo facto de aqui se “encontrarem” os rios Mosela e Reno. Vale uma paragem de uma horinha para tomar um café.


Boppard

A cidade de Boppard é um mimo. Pequenina, cheia de ruinhas com lojas e pracinhas recheadas de esplanadas.



Para quem vai de barco, é neste trecho – entre Boppard e St Goar – que está o famoso rochedo de Loreley.  Diz a lenda que Loreley encantou um sem número de marinheiros que por aqui passavam nas suas travessias. Nas noites de lua cheia, a sereia Loreley, de cabelos longos e dourados, encantava tudo e todos com o seu canto. Quando por ali passavam, ao ouvir Loreley, os navegantes ficavam “enfeitiçados” e esqueciam o leme, levando os seus barcos a embater contra as rochas. O rochedo Loreley é Património da Humanidade da UNESCO desde 2002.

St Goar

Em St Goar está localizado um dos mais vistosos castelos – hoje em ruínas – do vale do Reno. O Burg Rheinfels foi construído em 1245, tendo sido anos mais tarde destruído pelas forças francesas. Como acontece com vários castelos ao longo do Reno, o Burg Rheinfels abriga hoje um romântico hotel.


Bacharach (a minha preferida!)

Já muito perto de Mainz, encontramos Bacharach. A nossa aventura até lá teve alguns imprevistos, pois a linha do comboio encontrava-se em obras e tivemos de ir de autocarro. Mas ainda, assim,, umas quantas horas depois da hora prevista, chegámos e encantámo-nos. Fundada pelos celtas em 923, Bacharach é hoje Património Mundial da Humanidade. De ruas estreitas  – muito estreitas -, a cidade tem vários pontos de visita obrigatória. A igreja de St. Peter, construída em 1350, as ruínas da capela de St. Werner e claro, o castelo, são alguns deles. A cidade é pequenina, consegue-se visitar numa tarde, não deixem de ir.


Mainz


Comentários


  • Pinterest
  • Instagram

© 2022 por casaemconta.

bottom of page